domingo, 14 de março de 2010

Um regresso "quase" ás origens !!



Pelos registos do logbook, há quase dois anos que não visitava o Portinho da Arrábida.
Local de uma beleza impressionante, com a montanha imponente que se afunda no mar e que se deixa ver aqui e ali no caminho que atravessa a serra. Ao fundo as praias do Portinho e da Figueirinha dão a cor dourada e quente ao dia de sol que finalmente resolveu mostrar-se.
As visitas ao Portinho, que em tempos foram mais regulares, principalmente nos primeiros tempos pós curso até á regulamentação do Parque Marinho Luiz Saldanha, criaram zonas de interdição total a qualquer actividade lúdica, como o mergulho e afastaram-me das saidas que regularmente fazia do local.




A interdição total incluí a zona com os melhores spots de mergulho, fazendo com que as viagens de Sesimbra se tornassem melhor opcção para os locais que agora estavam acessiveis com saida do Portinho.
Nos spots periféricos á reserva de protecção total e acessiveis ao mergulho ( zonas de protecção parcial ) a quantidade de biodiversidade que se encontra é actualmente bastante variada e numerosa.



Os ultimos registos dão conta de mais de 220 especies e o mais incrivel é que as "novas gerações" de peixes, devido á ausencia de actividade predatória humana mostram um maior interesse na interação com os mergulhadores.
Hoje na parte mais Este da Area de Reserva Parcial e em local abrigado, com vento e alguma corrente de Sudeste, a quantidade de cardumes de Sargos de várias dezenas de individuos, Robalos que em alta velocidade descreviam circulos á nossa volta a pouco mais de um metro de distancia e Judias que nos limpavam a mascara, as luvas e até a caixa estanque, enquanto fotografavamos, justificam a continuação de areas interditas que servem de locais de nascimento e desenvolvimento de todas estas especies que necessáriamente terão de sair dos limites impostos e espalharem-se, como todos desejam, pelas areas adjacentes.



Mantendo aquelas areas interditas é garantia da continuidade dos ultimos anos no aumento de exemplares das especies da região.
O fundo nestas zonas é constituido por grandes blocos de pedra, alguns com vários metros de altura que os trazem á superficie. A sua disposição no fundo constitui inumeras pequenas fendas, buracos e grutas que oferecem abrigo e protecção a inumeras especies.



Para além das especies já referidas, Polvos e Bodiões de bom porte são também das especies abundantes e mais facéis de encontrar.
Agora que o bom tempo chegou e o mar resolveu dar umas treguas, os mergulhos estão finalmente de volta. Surpresas e locais lindisimos por descobrir esperam-nos a cada nova imersão, em sitios que lentamente regressam ao merecido esplendor de vida de outros tempos.



Bons mergulhos !!