quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Quando mergulhar ultrapassa o prazer e nos enche de orgulho…












Prólogo - Agosto de 2008.
Aí estava mais um aniversário do Cabana Divers na Fonte da Telha.
Começo cada vez mais a perceber, que os anos passam a correr quando, os intervalos entre aniversários do Centro parecem ser cada vez menores e directamente proporcional ao esforço de arrastar todo o material entre o estacionamento e o Cabana Bar…Quando chegar o 25º aniversário não quero nem pensar como vou proceder a tal tarefa !!

Como também já é tradição, o levantar bem cedo nesse dia, fazer os 50 km incluíndo atravessar a "25 de Abril", que por motivos obvios ( é Agosto, mês de férias e não se paga portagem ) tem de ser feito muito cedo, com o objectivo de conseguir um lugar nos primeiros barcos que irão estar non-stop a levar mergulhadores para dois dos mais emblemáticos spots de mergulho : "Pedra da Lagoa" e "Pedra dos Safios".

Tenho sorte. Consigo chegar de "madrugada" e arranjo lugar no terceiro barco a sair, que terá como destino a "Pedra dos Safios".
Dá tempo para encher garrafas, equipar com calma, trocar umas "bocas" com os amigos ( alguns só os vejo neste dia, todos os anos ) e embarcar.
É sempre um dia especial. O mar está calmo, o sol brilha já com intensidade e o vento sopra com alguma força.
Com os primeiros barcos a chegar sabemos que a visibilidade não está nos melhores dias e que a suspensão dos primeiros metros não deixa a luz chegar fundo na agua.
A viagem é curta, menos de 10 minutos separam a linha de costa do spot. Praticamente é embarcar e equipar, para no momento seguinte estarmos já prontos no cabo para descer.

Os primeiros metros a agua é verde, escura e densa com tantos organismos em suspensão. Depois melhora um pouco.
A chegada ao fundo é anunciada pelo cardume de fanecas que rodeiam a pedra, oferecendo os seus flancos prateados á luz das lanternas.

De seguida, a primeira visão da laje de pedra…e a desilusão.
Uma enorme rede de pesca abandonada cobre uma vasta area sufocando sob o seu peso as Gorgónias, algas e demais flora que ali se fixam.
Para além do peso obrigar a que tudo esteja dobrado, o constante raspar provocado pelas correntes provoca a quebra de algumas grandes Gorgónias.
Pelo aspecto, a rede está á pouco tempo no local, mas já serve como deposito para algum lodo contribuindo para a degradação da flora.
Algumas das tocas dos Safios estão também tapadas.
Verificamos depois que se trata de dois tipos de rede diferentes, em duas areas pouco afastadas.

Naquela profundidade, sem um plano e uma equipa preparada, qualquer tentativa de recuperar a rede de imediato poderia ter graves consequencias para os mergulhadores.
A opinião é unânime : a rede tem de ser retirada urgentemente para reabilitar o local.
Nas primeiras conversas com o Manuel Pedro e com o Paulo Pombo, esboçamos já um primeiro plano de trabalho : as tarefas que têm de ser feitas, a constituição da equipa, o tempo e numero de imersões, as autorizações e apoios necessários.
Alguém do grupo lembra que no mês seguinte haverá o PADI - Clean Up Day enquadrando-se esta actividade na iniciativa.
Há que fazer os primeiros contactos e a inscrição on-line. Os apoios que oferecem não são os adequados para esta actividade especifica. No entanto fica registrada como actividade do Clean Up Day, comprometendo-nos a enviar o relatório no final da actividade.
No plano de actividades queremos fazer mais.
Por uma questão de divulgação solicito á direcção da APDM apoio para que a actividade seja mais uma incluída no Clean Up Day organizada pela Associação, em parceria neste caso com o Cabana Divers.
A actividade é também divulgada na revista Planeta d'Agua e é enviado a vários orgãos de comunicação social, incluíndo televisão uma descrição da actividade e seus objectivos.
A equipa é formada rapidamente por 9 elementos. Quatro duplas de mergulhadores a quem serão dadas tarefas especificas e um videografo para registar toda a actividade.
Em terra o Manuel Pedro dará o seu contributo pondo o Cabana Divers á nossa inteira disposição.
Todo o plano de mergulho, de operações e definição de tarefas ficam a cargo do Paulo Pombo.

Estava assim planeada a acção de retirar do fundo as duas redes. O dia agendado seria 17 de Setembro de 2008, dia Internacional das Limpezas de Praia e Subaquáticas.



Relatório e feedback da iniciativa
Tal como tinha ficado decidido, o relatório da actividade foi enviado nas semanas seguintes para a PADI-Europe acompanhado do filme.
Em paralelo, entrego pessoalmente uma cópia também do filme a um dos canais de televisão Nacional, com a intenção de divulgar a actividade e o contributo que os mergulhadores, de uma forma completamente voluntária, dão na conservação e preservação do ambiente.
Da parte da PADI-Europe recebi bastantes elogios e a promessa de divulgação do filme em Feiras e Encontros Internacionais, para além de um convite para uma reunião agendada para Fevereiro no decorrer da Nauticampo - Exposub 2009, para falarmos mais sobre projectos semelhantes e aos quais a PADI dá apoio.
Do canal de televisão, nem uma imagem, nem um segundo de "tempo de antena"…
Como ninguém foi atacado por nenhum "monstro marinho", não recuperámos nenhum cadaver nem sequer houve sangue ou alguém aleijado, para quê divulgar algo de positivo, construtivo e de extrema importancia para todos ? Não é assunto que vende...

Agosto de 2009 - 10º Aniversário do Cabana Divers















Depois da limpeza realizada em Setembro 2008, nunca mais mergulhei na "Pedra dos Safios". Por nenhuma razão em especial…não coincidia, não havia disponibilidade…apesar de durante o periodo de Setembro 08 a Agosto 09 ter feito algumas saidas na Fonte da Telha, principalmente na "Pedra da Lagoa" e ao "Maria Eduarda".

O ritual é o mesmo : viagem cedo para Sul, chegar cedo para mergulhar cedo, tentar regressar a casa "mais" cedo, pegar a familia e regressar ao Centro "o mais cedo" possivel para a festa de fim de dia…Simples !!

Após a chegada e inscrição "calha-me a sorte" de ficar primeiro no barco nº 5 e depois de falado com um companheiro de mergulho, fazemos a troca e junto-me a alguns amigos no barco nº 4, incluíndo uma das duplas que tinha participado na limpeza do ano anterior ( João Andrade e Vitor Faustino ).

O spot será o regresso aguardado á "Pedra dos Safios" !
Confesso que estava curioso por ver como o local estaria um ano depois de ter sido retirada a rede.
A pressão da rede era intensa sobre as frageis Gorgónias e o constante oscilar para a frente e para trás provocava um terrivel efeito de serra cortando e partindo alguns dos seus ramos.
Durante a operação de retirada da rede a visibilidade tinha ficado tão má que pouco nos apercebemos do resultado, inclusivé algumas das Gorgónias não resistiram, por mais cuidados que apliquemos nos puxões e cortes que fizemos.

O mar está completamente "chão" mas somos acompanhados por uma chuva miuda e persistente…
A agua está fria para uma manhã de Agosto.
Os 34 metros que nos separam do fundo são divididos em três camadas distintas. A primeira com cerca de 15 metros é verde e leitosa devido á quantidade de organismos em suspensão, os 10 metros seguintes melhora significativamente mas torna-se escuro devido á profundidade e á luz ficar retida nos primeiros metros.
No fundo, com uma corrente muito ligeira a visibilidade é de 7 metros. As lanternas são fundamentais neste mergulho e assim que vimos o fundo começam os primeiros reflexos das Fanecas do enorme cardume residente que nos cercam completamente.
Á nossa frente encontra-se a laje de pedra., menos assoreada que da ultima vez e cheia de vida !!
As Gorgónias recuperaram completamente e cresceram, cobrindo a pedra por completo nas suas várias cores : brancas, vermelhas, amarelas, azuis !!
Esponjas e outras algas cobrem os poucos espaços livres deixados pelas gorgónias !!
As Fanecas continuam a circular no local, acompanhadas por enormes Sargos e Anthias.
Os enormes Safios entocados espreitam ao aproximar as lanternas, como que enfeitiçados pela luz.
A explosão de vida é espectacular !!
A transformação do local é visivel e deve-se á retirada das redes. Disso não há a menor duvida !

Foi extremamente gratificante verificar como acções tão simples, com algum risco envolvido, mas sem qualquer esforço ou obrigação, porque todos o fizemos com gosto e prazer principalmente, tem um impacto tão profundo no meio ambiente como o que é possivel ser verificado na "Pedra dos Safios".

A partir de hoje, para além do prazer que sinto em todos os mergulhos que faço, junto também um enorme orgulho e gratidão.
Orgulho por ter participado nesta iniciativa e gratidão a todos os que de alguma forma ajudaram a realizar a limpeza do local e a transformá-lo naquilo em que se tornou um ano depois.

( prometo que logo me seja possivel coloco aqui fotos de como o local está actualmente )