domingo, 22 de março de 2009

Cascais. Finalmente as Patas-Roxas !!


A manhã acordou enevoada do lado Norte da Serra de Sintra.
O mergulho tinha ficado combinado no final da semana e depois de algumas "negociações" e alternativas optámos por Cascais.
O Francisco da ExtremeDive tinha enviado a newsletter semanal a informar que o spot seria no Emissário da Guia, local onde de alguns meses para cá, tem sido muito frequente avistar cardumes de Corvinas a "meia agua" e as Pata-Roxas no fundo.


Chegámos todos cedo ao Centro de Mergulho e ao contrário do tempo que tinha ao sair de casa, Cascais estava com um sol timido de inicio de Primavera e algum vento, que causava um pouco de agitação no mar.
O grupo composto por seis mergulhadores deixava bastante espaço no barco.
Ás dez horas estava tudo pronto para largar ferro.
A viagem é rápida, o local encontrado com facilidade, bastava equipar e descer.
Na frente do grupo segue a dupla Zé Ladeira e João Toco, seguidos pela outra dupla e por fim a fechar o grupo sigo eu e o Paulo Carmo.
A corrente que á superficie se faz sentir com devido ao vento, vai desaparecendo á medida que descemos.


O fundo está a 27 metros e a visibilidade não sendo espectacular ( entre os 3 a 5 metros ), também não é nada a que já não estejamos habituados.
A estrutura composta pela caixa do emissário tem cerca de 5 metros cubicos, com tubos de grandes dimensões a ramificarem-se em duas direcções a partir da caixa, em forma de Y.
A zona com maior variedade e diversidade de vida encontra-se no espaço compreendido pelos dois braços do Y e junto ao fundo, nos vários enrocamentos feitos para suporte e apoio das flanges das tubagens.
De grandes safios a lavagantes, cardumes de fanecas, navalheiras e santolas, abroteas e moreias encontram nesta estrutura um pouco surreal abrigo e alimento para se fixarem neste espaço.
Seguindo as indicações dadas no brefing, teriamos de ter atenção também á coluna de agua por cima das nossas cabeças na eventualidade de avistar os cardumes de corvinas.
Infelizmente, ninguem do grupo avistou nada.


Já a outra especie que têm sido o ex-libris do local, as Patas-Roxas ( Scyliorhinus canicula ) resolveu mostrar-se, deixar-se fotografar e cativar-nos com a sua graciosidade e beleza.
São extremamente calmos durante o dia, permitindo aproximações sem qualquer problema.
Da familia dos tubarões, alimentam-se de moluscos e crustaceos durante a noite e de forma individual, escolhendo o dia para repousar nos fundos de areia, normalmente em pequenos grupos.
Escolhem a Primavera para acasalamento, sendo a altura do ano em que se podem encontrar machos e femeas no mesmo grupo.
Reproduzem-se por um unico ovo que depositam em aguas calmas e costeiras, servindo os fortes filamentos como ancoras para fixar quer a algas quer a pedras.
Ao fim de nove meses, eclodem completamente formados e independentes os pequenos tubarões com cerca de 10 cm.
Extremamente ageis e flexiveis, possuem também uma defesa natural composta pela existencia na sua pele semelhante a lixa de uns espinhos que os tornam pouco apetitosos para os eventuais predadores.
Atingem a idade adulta ao fim de 3 anos e têm uma longevidade aproximada de 12 anos. O seu comprimento pode atingir 1 metro.
São vitimas, tais como todas as especies, de pesca excessiva que faz diminuir o numero de individuos. Como a sua reprodução é demorada a especie não consegue recuperar levando a que cada vez se avistem menos destes extraordinários animais.
Cabe-nos a nós todos, como amantes do mar e dos seus habitantes, preservar e manter a diversidade da sua vida.


No local onde mergulhei, pelo numero e vezes que são avistados Patas-Roxas pensa-se que sejam residentes, que encontraram ali um local que consideram ideal.
Pelas suas caracteristicas, muitos mergulhadores têm tendencia a interagir com os doceis animais, pegando-lhes, acariciando-os e perturbando o seu repouso. Sei que muitas vezes é quase impossivel resistir a tão belos animais, mas temos que respeitar o seu espaço e fazer todos os esforços para não lhes provocar stress.
Está nas nossas mãos ajudar a manter este local !!

4 comentários:

Nitrox disse...

Um dia tenho de ir mergulhar em Cascais, mas tenho ouvido tantas histórias negativas que vou sempre adiando.

Bons mergulhos!

Unknown disse...

Fiquei com vontade...

Ricardo disse...

Óptima descrição e boas fotos.

Gostei particularmente do último parágrafo. Infelizmente, na nossa comunidade há alguns artistas que são os primeiros a apontar o dedo a caçadores e pescadores, mas depois é vê-los, a título de exemplo, "abraçados" ao pintas e a alimentar peixes.

Espero que mantenhas agora esta regularidade de posts. ;)

Bons mergulhos!

diario de mergulho disse...

Boas amigos !

Nitrox
Fazes mal não vires até Cascais, veres com os teus olhos como podes estar enganado.
Mergulhar em Cascais é como qualquer outro lugar : tens dias bons e dias maus.
Já mergulhei com visibilidades inferiores a um palmo e já mergulhei com vinte metros de visibilidade e quase vinte graus de temperatura.
Fica com este link para leres sobre um dos melhores mergulhos que já fiz em Portugal e Ilhas :

http://www.extremedive.com.pt/forum/viewtopic.php?t=20

Já agora dá uma vista de olhos na galeria de fotos... :-))

Quando quiseres experimentar um mergulho por Cascais...avisa !!

Kikox
Quando quiseres...já sabes.
Já tenho saudades daqueles nocturnos. Está a começar o tempo deles.

Ricardo Cordeiro
Acertaste em cheio !! É isso mesmo.

A regularidade tem a ver com a disponibilidade...quer de escrita, quer de "motivo" para escrever.

Prometo que vou-me esforçar.

Abraços