sexta-feira, 22 de maio de 2009

Thermopylae. História do Clipper mais veloz do mundo

Finalmente o merecido livro !!!


Foi apresentado no Museu do Mar - Rei D. Carlos em Cascais o livro que descreve de uma forma muito completa toda a história e respectivo enquadramento, daquele que é "o veleiro mais rápido do mundo".

Da autoria conjunta de António Fialho, Augusto Salgado, Carmen Soares, Jean Yves Blot e Jorge Freire é sem duvida um livro de referência sobre toda a espectacular história do veleiro, abordando temas de uma forma aberta e sem ideias pré-concebidas, com rigor e onde se verifica um grande trabalho de investigação e dedicação.

O livro de capa dura, cheio de belas fotos e gravuras do "Thermopylae" tem 151 páginas, escritas em Português e Inglês.

No lançamento do livro a sala principal do Museu encontrava-se cheia de convidados ( alguns mergulhadores !! ) aos quais foi oferecido um exemplar do livro.

Quando no inicio de 2009 escrevi o artigo para a Planeta d'agua sobre a história do veleiro, além do fascínio sentido, troquei algumas informações com alguns dos autores e colaboradores deste livro, que de uma forma aberta e franca se disponibilizaram em contribuir com informações, fontes e ideias.
Sabia desde essa altura que este ano o livro seria publicado e confesso que me deixou na expectativa.
Assim, foi para mim uma honra conhecer pessoalmente algumas dessas pessoas e depois de ter "devorado" o livro ( é impossivel parar depois de se iniciar a sua leitura ) é sem dúvida o resultado de um optimo projecto que demonstra não só o conhecimento daquilo que se escreve, mas também uma enorme dedicação e gosto sobre arqueologia, história e veleiros.

Parabéns aos autores e a todos os envolvidos !!
Já era tempo de ser dado o devido valor e destaque ao "Thermopylae", á historia de Cascais e ao seu património subaquático.

Só falta agora seguir três direcções : a primeira, individualmente ou em grupo servir como exemplo e abraçar mais projectos semelhantes.
A segunda, uma maior e melhor divulgação não só deste local de grande valor, em Portugal e no Mundo, como também de outros existentes.
A terceira, a todos os envolvidos, apoiarem e colaborarem em conjunto tendo como objectivo a descoberta, investigação e preservação desse vasto e rico património.

Vale a pena a leitura do livro e a visita ao Museu do Mar - Rei D. Carlos, em Cascais.

3 comentários:

Divulgar o Ukulele aos portugueses disse...

Por acaso estáva convencido que também eras um dos autores.


Abraços
Francisco

diario de mergulho disse...

Boas Francisco !!

Não !!

O artigo que fiz e este livro não são sequer comparaveis.

Por intermédio da pesquisa que fiz para o artigo, tive o prazer de conhecer alguns dos autores deste livro.

É preciso bem mais que um simples interesse e ligeira pesquisa para desenvolver um projecto cujo resultado final é sem dúvida a melhor publicação sobre este assunto.

Grande abraço !

Nitrox disse...

Um graaaande aplauso para uma iniciativa a seguir neste país, que tão maltrata a sua história e a sua ligação ao mar.

Desde já consta na minha lista de "most wanted" bem no topo.

Fica bem!