domingo, 24 de agosto de 2008

Surpresas surgem quando menos se espera...

Passado Sabado resolvi cumprir uma promessa que tinha feito ás minhas filhas e levá-las ( a mais velha em repetição e a mais nova pela primeira vez ) a visitar em Coimbra o Parque Lúdico "Portugal dos Pequenitos".
Seria o local mais improvavel, pelo menos assim o pensava, para encontrar algo relacionado com mergulhos, naufrágios ou algo de relevante para aqui ser colocado neste blog.

O parque está dividido por casas em tamanho mini relacionadas com as construções tipicas das diversas regiões Portuguesas e com alguns mini-edificios tambem, dedicados a temas especificos, tais como museus.

Num desses edificios, dedicado ao Museu da Marinha Portuguesa encontram-se várias réplicas em miniatura de diversos e variados barcos.

A surpresa surgiu quando reparei que um dos modelos expostos é o arrastão "Maria Eduardo", supostamente afundado ao largo da Fonte da Telha e que porpociona um extraordinário mergulho quando as condições assim o permitem.

A ultima vez que visitei o naufrágio foi talvez á cerca de um ano atrás.
Lembro-me já vagamente dos pormenores, mas recordo-me que se encontra bastante inteiro e direito no fundo de areia a 36 metros de profundidade.
O Centro Cabana Divers na Fonte da Telha faz saidas para o local e sei que existe um grande grupo de mergulhadores, fãs do naufrágio, a efectuarem pesquisas e investigação sobre o arrastão.

Deixo aqui as fotos que tirei ao modelo exposto, na expectativa de ajudar com a investigação de mais um naufrágio mergulhavel na nossa costa

Para quem está na pesquisa e investigação lembrem-se : quando menos se espera e nos locais mais improvaveis surgem sempre surpresas !!

Boa sorte !!



Posted by Picasa

5 comentários:

Nitrox disse...

Pelos vistos sou o primeiro a vir deixar um comentário via Planeta d'água.

Há muitos anos que não vou ao Portugal dos pequeninos e já nem me lembro muito bem daquilo, de qualquer forma se lá voltar vou dar especial atenção ao Maria Eduarda, que curiosamente nunca visitei, apesar de viver a 15 minutos (a pé) do Cabanas. É um mergulho que consta na minha agenda, mas que terá de esperar pelo menos até realizar 2 ou 3 mergulhos com as lentes de contacto a 10-20 metros.

Vou linkar esta página no meu blog que aproveito para convidar a uma visita. Em http://nitrox32.blogspot.com ou em http://nitrox36.blogspot.com (este último é apenas um projecto e os seus post acabam mais cedo ou mais tarde replicados no primeiro).

Anónimo disse...

Caro Nitrox

Obrigado pela visita e pelo comentário.

Tudo no mergulho deve ser feito de forma gradual e confiante.

O mergulho no "Maria Eduardo" é necessário alguma experiencia.
A vantagem disto tudo é que o naufrágio não vai sair de lá em breve, o que dá tempo para que tudo seja feito de forma gradual, segura e aproveitando cada momento.

Bons mergulhos !!

Sofi disse...

Sim senhor!

Estou a gostar muito do teu blog :)

É como um livro...que tem vários "moods".

Factos, emoções, um pouco de História e Cultura...

jinhos

diario de mergulho disse...

Obrigado Sofi :-))

Faz-se o que se pode...

Falta tempo para ir colocando muito mais informações.

O Oceano é tão grande que mesmo passando a vida toda a descreve-lo nas tais "moods" que referes, nunca conseguia chegar ao fim.

É talvez tambem um dos motivos que me atrai...

Em breve coloco mais novidades.

Sofia disse...

Parabéns pelo blog!